ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Secretário do Tesouro dos EUA, Mnuchin enfatiza no G20 livre comércio em termos recíprocos, diz fonte

19/03/2018 16h47

BUENOS AIRES (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, está deixando clara a ênfase do governo Trump no "livre comércio em termos recíprocos" na reunião do grupo dos 20 ministros das finanças e presidentes de bancos centrais, disse uma fonte do Tesouro.

"Não há dúvidas de que o secretário representa a fortíssima visão do presidente de que acreditamos no livre comércio", disse a fonte a repórteres.

"Mas o ambiente em que estamos agora, onde a expectativa é que a América subordine totalmente seus interesses nacionais para que o sistema de livre comércio funcione é um ambiente que não aceitamos. Então temos sido muito claros, nós acreditamos no livre comércio em termos recíprocos que leve a relações comerciais mais equilibradas".

A fonte afirmou que não poderia comentar imediatamente sobre o status da linguagem comercial no comunicado do G20, em que muitos ministros e banqueiros centrais têm pressionado por um firme compromisso com o livre comércio e contra o protecionismo.

A fonte disse que, embora sempre houvesse muita ênfase na linguagem do comunicado, a parte importante para Mnuchin "é o diálogo que temos com nossos colegas".

(Por David Lawder)

Mais Economia