Secretário-geral da Opep espera que mercado de petróleo se estabilize neste ano
BAKU (Reuters) - O secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, disse nesta segunda-feira que espera que acordo global para reduzir a produção de petróleo ajudará a restaurar a estabilidade nos mercados globais da commodity ao longo do ano.
"Estamos começando a ver que a estabilidade é gradual, mas continua retornando ao mercado", disse Barkindo, em uma entrevista à Real TV, durante uma visita à capital do Azerbaijão, acrescentando que os países produtores de petróleo que participam do acordo estão atualmente focados em estender o acordo para dezembro 2018.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outros grandes produtores de petróleo liderados pela Rússia concordaram, em novembro passado, em ampliar o acordo para reduzir sua produção combinada de petróleo em quase 1,8 milhão de barris diários (bpd) até o fim de 2018.
"No momento, estamos focados em alcançar nossos objetivos e Inshallah, ao longo do ano, seremos capazes de restaurar a estabilidade ao mercado", disse Barkindo à Real TV.
A próxima reunião dos ministros do petróleo da Opep e de aliados, inclusive do Azerbaijão, está prevista para junho, onde os ministros podem ajustar o acordo com base nas condições do mercado.
A produção de petróleo do Azerbaijão foi de 806 mil bpd em fevereiro, em comparação com 814,6 bpd em janeiro.
(Por Margarita Antidze e Nailia Bagirova)
((Tradução Redação Rio de Janeiro, 5521 2223-7104)) REUTERS MN RBS
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.