IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

É preciso mais diálogo sobre comércio global, dizem líderes financeiros do G20

20/03/2018 14h53

BUENOS AIRES (Reuters) - Os líderes financeiros mundiais reafirmaram nesta terça-feira seu compromisso de combater o protecionismo e disseram que existe a necessidade de "mais diálogo e ações" sobre o comércio, poucos dias antes de as tarifas sobre importação de aço e alumínio dos Estados Unidos entrarem em vigor.

Os ministros das Finanças e membros de bancos centrais das 20 maiores economias do mundo, o chamado G20, discutiram o risco para o crescimento econômico global representado por uma possível guerra comercial causada pelas tarifas dos EUA e por iminentes sanções sobre a China.

"O comércio e o investimento internacionais são motores importantes de crescimento, produtividade, inovação, criação de emprego e desenvolvimento", disseram os líderes do G20 no comunicado final da reunião de dois dias.

"Reafirmamos as conclusões dos nossos Líderes sobre o comércio na Cúpula de Hamburgo e reconhecemos a necessidade de maior diálogo e ações. Estamos trabalhando para fortalecer a contribuição do comércio para nossas economias", acrescentou o documento.

(Reportagem de Jan Strupczewski)