Bolsas

Câmbio

Índices avançam com alta no setor de energia; queda do Facebook continua

(Reuters) - Os índices acionários dos Estados Unidos avançaram ligeiramente nesta terça-feira, à medida que os preços mais altos do petróleo elevaram o setor de energia, mas uma nova queda na ação do Facebook reduziu ganhos.

O Dow Jones subiu 0,47 por cento, a 24.727 pontos, o S&P 500 ganhou 0,15 por cento, a 2.716 pontos, e o Nasdaq Composite avançou 0,27 por cento, a 7.364 pontos.

Os preços do petróleo subiram mais de 2 por cento para atingir uma máxima de três semanas, puxados por tensões no Oriente Médio e pela possibilidade de mais declínios na produção da Venezuela.

Esses ganhos ajudaram o índice de energia do S&P a subir 0,84 por cento, tornando-o facilmente o setor de melhor performance entre os 11 principais do S&P 500.

As ações do Facebook fecharam em queda de 2,6 por cento, bem acima de mínimas de mais cedo. A companhia de rede social disse nesta terça-feira que enfrentou questionamentos da Comissão Federal de Comércio do EUA sobre como os dados pessoais de seus usuários foram minados por uma consultoria política contratada pela campanha do presidente Donald Trump.

A ação caiu cerca de 9 por cento ao longo das duas últimas sessões, seu maior declínio de dois dias desde fevereiro de 2016, uma queda que pesou fortemente sobre os mercados.

Parlamentares dos EUA e Europa exigiram uma explicação de como a consultoria, Cambridge Analytica, obteve acesso aos dados e por que o Facebook falhou em informar aos seus usuários, levantando questões mais amplas da indústria sobre privacidade do consumidor e se há regulação mais rígida no horizonte.

O Facebook não foi a única ação de rede social ou fundo que teve abalos nesta terça-feira. As ações da Snap caíram 2,56 por cento, enquanto as ações do Twitter caíram 10,38 por cento. O Global X Social Media perdeu 0,9 por cento.

(Por Chuck Mikolajczak)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos