Bolsas

Câmbio

Desembolsos do BNDES caem 32% no 1º bimestre

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta quarta-feira que desembolsou 6,85 bilhões de reais em empréstimos no primeiro bimestre, valor que equivale a uma queda de 32 por cento ante mesma etapa de 2017.

O volume de consultas, primeira etapa do processo de pedido de crédito no banco, foi de 6,77 bilhões de reais no período, queda de 30 por cento ante o primeiro bimestre do ano passado.

Já os enquadramentos, uma etapa posterior, recuaram 34 por cento na mesma comparação ano a ano, para 5,3 bilhões de reais. As aprovações, fase imediatamente anterior à concessão efetiva dos recursos, subiram 5 por cento, para 9 bilhões de reais.

Os dados indicam que o ritmo de concessões de financiamentos pelo banco de fomento caminham para o quinto ano consecutivo de queda. Em 2017, o volume de desembolsos do BNDES foi de 70,75 bilhões de reais, o menor nível em uma década.

Neste ano, os financiamentos concedidos pela instituição passaram a ter como referência a Taxa de Longo Prazo (TLP), que usa preços de mercado na concessão de empréstimos, no lugar da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que tinha juros subsidiados.

(Por Aluísio Alves)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos