Preocupação com guerra comercial pesa em ações europeias antes de decisão do Fed
LONDRES (Reuters) - Os mercados acionários europeus recuaram nesta quarta-feira com preocupações sobre uma possível guerra comercial e com investidores aguardando a conclusão da reunião do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, em busca de sinais sobre o ritmo dos esperados aumentos da taxa de juros.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,12 por cento, a 1.467 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,16 por cento, a 375 pontos.
O STOXX caiu fortemente mais cedo após reportagem do Wall Street Journal informando que a China estava planejando contramedidas contra as tarifas norte-americanas. Temores de uma guerra comercial têm fervilhado desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou planos de aplicar tarifas em importações de aço e alumínio.
"A reunião do Fed é realmente o grande evento do dia. O que mais estamos esperando é a orientação futura... é sobre como a declaração estará redigida, se ela será particularmente 'hawkish', ou se as autoridades monetárias estão orientando na direção de quatro elevações dos juros este ano, em oposição a três aumentos", disse Henry Croft, analista de pesquisa da Accendo Markets.
As ações de empresas financeiras deram a maior contribuição para as perdas, com o setor bancário europeu caindo 0,9 por cento, liderado pelo recuo de 5,15 por cento do Deutsche Bank após comentários negativos sobre a perspectiva do primeiro trimestre.
O índice de tecnologia avançou 0,3 por cento, liderado por fabricantes de semicondutores.
O setor tem visto, por enquanto, poucas consequências das notícias de uso indevido de dados de usuários do Facebook, o que derrubou as ações da gigante de mídia social norte-americana em 10 por cento nas últimas duas sessões.
A fabricante francês de bens de luxo, Hermès, subiu 2,4 por cento depois que sua margem de lucro atingiu um recorde em 2017 e a empresa aumentou seu dividendo.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,32 por cento, a 7.038 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,01 por cento, a 12.309 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,24 por cento, a 5.239 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,10 por cento, a 22.820 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,52 por cento, a 9.630 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,16 por cento, a 5.429 pontos.
(Por Kit Rees)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.