Bolsas

Câmbio

Comissária de Comércio da UE expressa otimismo de que EUA isentem bloco de tarifas do aço e alumínio

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmstrom, expressou otimismo cauteloso nesta quinta-feira de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, isentaria a União Europeia das tarifas de importação de aço e alumínio.

Os Estados Unidos devem começar a cobrar taxas de importação de 25 por cento sobre o aço e 10 por cento sobre o alumínio na sexta-feira, embora o país pareça estar pronto para considerar isenções para além das já concedidas ao Canadá e ao México.

Malmstrom se encontrou com os representantes norte-americanos de Segurança do Comércio, Wilbur Ross, e de Comércio, Robert Lighthizer, na quarta-feira, antes do esperado anúncio de Trump sobre o assunto, com a China sendo vista como alvo de mais ação.

Em um encontro com os embaixadores da UE e do Parlamento Europeu na manhã desta quinta-feira, antes de os líderes do bloco se reunirem, a comissária indicou que há uma disposição maior para encontrar uma solução e evitar uma guerra comercial.

"Espero que ele (Ross) recomende a exclusão da UE como um todo ao presidente. O presidente Trump fará um anúncio sobre possíveis exclusões. Esperamos que estejamos nessa lista", disse Malmstrom ao Comitê de Comércio do Parlamento Europeu.

"É o presidente Trump que decide isso ... mas esperamos que o secretário Ross recomende que a UE seja excluída como um todo (das sanções)", acrescentou.

Lighthizer disse ao Comitê de Meios e Caminhos dos EUA que o governo norte-americano estava em negociações com a União Europeia, Argentina e Austrália sobre a concessão de possíveis isenções às tarifas, e que esperava resolver a questão até o final de abril.

Malmstrom e Ross disseram que concordaram em iniciar discussões sobre áreas de interesse comercial, incluindo aço e alumínio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos