Bolsas

Câmbio

Congresso dos EUA aprova projeto de lei de gastos de US$1,3 tri e envia para assinatura de Trump

Por Richard Cowan

WASHINGTON (Reuters) - O Congresso dos Estados Unidos votou nesta sexta-feira pela aprovação de um projeto de lei para financiamento do governo de 1,3 trilhão de dólares com amplos aumentos dos gastos militares e não militares, enviando-o ao presidente Donald Trump.

A expectativa é de que o projeto seja promulgado e, com a assinatura de Trump, a lei evitará a paralisação do governo e manterá as agências federais financiadas até 30 de setembro, encerrando por enquanto as constantes disputas orçamentárias em Washington e permitindo que os legisladores se concentrem em serem releeitos em novembro.

O Senado aprovou o projeto por 65 a 32, várias horas depois de a Câmara dos Deputados tê-lo aprovado por 256 votos a 167 na quinta-feira.

Os votos encerram uma longa disputa do Congresso, que deveria ter aprovado o orçamento do governo até 1 de outubro do ano passado.

Desde então, vários projetos emergenciais mantiveram o governo funcionando, exceto por duas breves paralisações neste ano.

Junto com os recentes cortes tributários, o projeto de financiamento do governo deve levar a déficits orçamentários de mais de 800 bilhões de dólares este ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos