IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Investigadores fazem buscas na Cambridge Analytica em Londres por escândalo envolvendo Facebook

24/03/2018 11h42

Por Paul Sandle e Eric Auchard

LONDRES (Reuters) - Investigadores do órgão de vigilância de dados do Reino Unido fizeram buscas em escritórios de Londres da Cambridge Analytica, consultoria política que está no centro de um escândalo devido a acusações de ter colhido dados do Facebook de maneira imprópria para influenciar eleitores norte-americanos.

Cerca de 20 oficiais chegaram aos escritórios no centro de Londres na tarde de sexta-feira, logo após um juiz da Suprema Corte conceder um mandado de busca solicitado pelo escritório da Comissão de Informação (ICO, na sigla em inglês).

Os oficiais concluíram a busca por volta das 00h (horário de Brasília) deste sábado. "Agora precisaremos avaliar e considerar a evidência antes de decidir os próximos passos e chegar a quaisquer conclusões", disse um porta-voz da ICO em comunicado.

Os oficiais, que foram autorizadas a entrar no prédio pelos seguranças, foram vistos checando livros e papéis pelas janelas dos escritórios no segundo andar na rua New Oxford, disse uma testemunha da Reuters.

Elizabeth Denham, chefe da ICO, buscou o mandado após uma denúncia afirmar que a Cambridge Analytica reunia informações privadas de 50 milhões de usuários do Facebook que apoiaram a campanha presidencial de Donald Trump em 2016.

O Reino Unido está investigando se o Facebook, maior rede social do mundo, fez o suficiente para proteger os dados.

(Reportagem adicional de Georgina Prodhan e William Schomberg em Londres e Philip George em Bangalore)