Bolsas

Câmbio

Brasil decide investigar prática de dumping em exportação chinesa de cilindros de laminação

SÃO PAULO (Reuters) - A Secretaria de Comércio Exterior do Brasil decidiu iniciar investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações da China para o Brasil de cilindros de laminação, de ferro ou aço fundidos em determinados padrões e seus potenciais danos à indústria doméstica.

Segundo portaria publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, a investigação trata de cilindros de laminação com diâmetro externo da mesa de trabalho igual ou superior a 250 milímetros, mas não superior a 1.850 milímetros, e com comprimento da mesa de trabalho igual ou superior a 150 milímetros e até 1.300 milímetros.

A decisão pela investigação veio após terem sido apresentados "elementos suficientes que indicam a prática de dumping nas exportações" da China para o Brasil e de "dano à indústria doméstica resultante de tal prática".

A análise para a investigação dos elementos de prova de prática de dumping considerou o período de julho de 2016 a junho de 2017, enquanto o período de análise de dano foi de julho de 2012 a junho de 2017.

Os exportadores ou produtores e importadores e demais produtores domésticos terão 30 dias para responder os questionários. Segundo a portaria, devido ao elevado número de produtores e exportadores da China identificados nos dados de importação brasileira, os questionários serão enviados aos exportadores que respondem pelo maior percentual com potencial de investigação do volume de exportações da China.

As partes interessadas terão ainda oportunidade de apresentar as provas que considerarem cabíveis e as audiências previstas deverão ser solicitadas no prazo de cinco meses, a partir da data de início da investigação.

(Por Flavia Bohone)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos