ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Agroconsult eleva safra de soja do país para 118,9 mi t com clima favorável

27/03/2018 16h39

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - Os produtores brasileiros colherão um recorde de 118,9 milhões de toneladas de soja na safra 2017/18, com o clima favorável na maior parte das regiões impulsionando as produtividades em Estados importantes, previu a Agroconsult nesta terça-feira.

Na previsão anterior, antes da conclusão da expedição técnica Rally da Safra, a Agroconsult estimava 117,5 milhões de toneladas.

O resultado representa um aumento quase 4 por cento na comparação com a histórica safra passada.

A Agroconsult informou que as produtividades de Mato Grosso devem alcançar uma média de 56,7 sacas de 60 kg por hectare, ante 55,5 sacas na temporada anterior, apesar das chuvas durante a colheita no maior produtor de grãos do Brasil.

"Se o tempo fosse tão perfeito quanto no ano passado, a safra de soja do Brasil teria ultrapassado os 120 milhões de toneladas", disse André Pessôa, sócio-diretor da Agroconsult, durante evento para apresentar os resultados do Rally organizado pela empresa, que começou em janeiro e terminou na semana passada.

Enquanto o tempo em certas partes do Brasil impulsionou os rendimentos, uma seca no Sul do país reduziu a produtividade em Estados como o Rio Grande do Sul, disse Pessôa.

No início da temporada, havia preocupações com o fenômeno climático La Niña, disse o analista, acrescentando que as inquietações relacionadas ao clima se atenuaram no decorrer da safra.

"Esse cenário apontava que a safra seria menor, mas eventualmente a produção e os rendimentos superaram as nossas expectativas."

O Brasil, maior exportador de soja do mundo, produziu um recorde de 114,6 milhões de toneladas na safra passada, de acordo com as estimativas da Agroconsult.

Os rendimentos médios do país subiram para uma estimativa de 56,5 sacas por hectare neste ano, ante 55,8 hectares na colheita passada, disse Pessôa.

O tour da Agroconsult passou por 13 dos maiores Estados produtores de grãos brasileiros, correspondendo a 95 por cento da área da soja e 75 por cento da área do milho, disse a empresa.

Outra edição da expedição, focando a segunda safra do milho, começará em maio e terminará em junho.

Mais Economia