Bolsas

Câmbio

BCE precisa de paciência com inflação abaixo do esperado, diz membro do Conselho

HELSINQUE (Reuters) - A inflação na zona do euro pode permanecer abaixo do esperado, mesmo que o crescimento seja robusto, e por isso o Banco Central Europeu precisa manter a paciência na remoção do estímulo, disse o membro do Conselho do BCE, Erkki Liikanen, nesta terça-feira.

"Um aperto gradual da política monetária dependerá de uma base mais sólida quando indicações de que a inflação irá potencialmente exceder temporariamente os 2 por cento se tornarem mais proeminentes nas expectativas de inflação", disse Liikanen, presidente do banco central da Finlândia.

As autoridades monetárias do BCE estão agora debatendo se devem ou não encerrar as compras generosas de títulos ainda este ano, mesmo que a inflação permaneça abaixo da meta do banco central de quase 2 por cento. O debate está cada vez mais concentrado na rapidez com que devem normalizar a política monetária depois de anos de afrouxamento excepcional.

"A taxa de inflação da zona do euro é sustentável quando o objetivo de estabilidade de preços do BCE puder ser alcançado mesmo sem uma política monetária excepcionalmente expansionista", disse Liikanen.

Ele afirmou ainda que a inflação pode permanecer abaixo do esperado porque a redução da capacidade ociosa da economia pode não mais causar aumento da inflação, como aconteceu no passado. As expectativas de inflação permanecem baixas e talvez o potencial de crescimento da economia seja maior do que o previsto anteriormente.

(Por Jussi Rosendahl)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos