Bolsas

Câmbio

Nowotny, do BCE, vê decisão sobre redução de estímulo no 3º trimestre

VIENA (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) provavelmente decidirá no terceiro trimestre reduzir suas compras de títulos se tudo se desenvolver como esperado, disse o membro do Conselho do BCE Ewald Nowotny nesta terça-feira, alertando que o banco não deve ficar "atrás da curva".

O BCE disse neste mês que ainda pode prorrogar seu esquema de compra de títulos de 2,55 trilhões de euros para além de setembro, se necessário. Mas retirou uma referência a compras maiores, um sinal de que continua a caminho de encerrar o esquema de estímulo de três anos antes do final de 2018.

"Este programa de compra vai até o final de setembro de 2018. Teremos que decidir no verão (do hemisfério norte) o que acontecerá em seguida", disse Nowotny em entrevista à imprensa.

"E eu acho que se tivermos uma situação como a que esperamos agora ... teremos a possibilidade de reduzir significativamente esse programa e ir em direção ao fim do programa", acrescentou.

Perguntado sobre as lições que ele tirou do corte de compras de títulos e aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, ele disse: "Uma coisa é agir quando é necessário ... para evitar ficar atrás da curva".

"Então, esperar demais é problemático. Mas outra coisa é abordar os passos com muita cautela e se comunicar com o tempo."

(Por François Murphy)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos