Bolsas

Câmbio

Bostic, do Fed, diz que é hora de juros subirem para taxa neutra

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve deveria continuar elevando os juros de volta à taxa neutra de longo prazo dada a proximidade em que o banco central dos Estados Unidos está de sua meta, disse o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, nesta quarta-feira.

"Para mim, pessoalmente, acho que precisamos voltar à neutralidade", disse Bostic, que é membro votante neste ano, em uma audiência de profissionais de finanças e investimentos em Atlanta.

A taxa neutra de juros de longo prazo é um nível que não é nem expansionista nem contracionista para a economia. O Fed prevê atualmente que ela seja de 2,9 por cento.

"O desemprego está muito perto de algo que é equivalente à posição de pleno emprego e a inflação está se aproximando de nossa meta de 2 por cento. Se as coisas estiverem perto de onde ...esperamos que estejam, então nossa política não precisa ser super expansionista", disse ele.

Bostic acrescentou que ficar em uma trajetória gradual de altas de juros seria mais apropriado em vez de saltos maiores que poderiam provocar volatilidade.

Na semana passada, Bostic afirmou que votou a favor da decisão do Fed de elevar os juros para a faixa entre 1,50 e 1,75 por cento e de prever mais duas altas em 2018, embora tenha acrescentado que pode haver uma a mais ou a menos dependendo da saúde da economia.

(Por Lindsay Dunsmuir)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos