Bolsas

Câmbio

China prepara lista de tarifas retaliatórias sobre importações dos EUA, diz Global Times

PEQUIM (Reuters) - A China irá em breve anunciar uma lista de tarifas retaliatórias sobre exportações dos Estados Unidos para a China para rebater uma esperada divulgação dos EUA de novas tarifas sobre as importações chinesas, informou o Global Times nesta quarta-feira.

A lista chinesa vai atingir um grande número de importantes importações de produtos norte-americanos pela China, segundo o editorial.

O Global Times é comandado pelo jornal oficial People's Daily, do Partido Comunista, embora sua postura não necessariamente se equipare à da política do governo chinês.

Tensões comerciais entre os dois países se inflamaram na semana passada depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, impôs tarifas sobre importações de aço e alumínio e visou a China ao anunciar planos de tarifas de até 60 bilhões de dólares sobre bens chineses.

Os temores de uma possível guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo afetou os mercados financeiros, dado que os investidores esperam consequências desastrosas se surgirem barreiras comerciais devido à tentativa de Trump de reduzir o déficit comercial dos EUA com a China.

Os mercados estão agora aguardando que os EUA publiquem uma lista de produtos chineses que podem ser alvo de tarifas adicionais depois que uma investigação considerou a China culpada de roubo de propriedade intelectual e de práticas comerciais abusivas.

"Em comparação com a lista da China, a lista dos EUA prejudica a si mesmo mais do que a China. Quanto mais dura a medida, mais forte o impacto sobre Washington", disse o Global Times em seu editorial em inglês.

"Isso representará um forte golpe para Washington, que empunha agressivamente o bastão da guerra comercial e fará os EUA pagarem um preço por sua política comercial radical em relação à China", disse o tablóide.

(Reportagem de Elias Glenn)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos