ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Regulador dos EUA aprova planos da SpaceX de serviços de internet por satélite

30/03/2018 12h27

WASHINGTON (Reuters) - O principal regulador de telecomunicações dos Estados Unidos deu nesta sexta-feira uma aprovação formal ao plano de Elon Musk, da SpaceX, de construir uma rede global de internet de alta velocidade usando satélites.

"Esta é a primeira aprovação de uma constelação de satélites licenciados pelos EUA para fornecer serviços de alta velocidade usando uma nova geração de tecnologias de satélites de órbita baixa", disse a Comissão Federal de Comunicações em um comunicado.

O sistema proposto pela empresa privada SpaceX, como a Space Exploration Holdings é conhecida, usará 4.425 satélites, disse a FCC.

O chair da FCC, Ajit Pai, disse em fevereiro que apoiava o esforço da SpaceX, dizendo: "Tecnologia de satélites pode ajudar a alcançar americanos que vivem em áreas rurais e difíceis de atingir por cabos de fibra ótica e torres de celular."

A Administração Federal de Aviação disse na quarta-feira que a SpaceX planeja lançar um foguete Falcon 9 no dia 2 de abril do Cabo Canaveral, na Flórida. "O foguete vai levar um satélite de comunicação", disse a FAA.

A FCC disse que a SpaceX foi autorizada a usar frequências nas bandas Ka ((20/30 GHz) e Ku (11/14 GHz).

Musk, que também é fundador e principal executivo da montadora Tesla, disse em 2015 que a SpaceX planeja lançar um negócio de internet por satélite que ajudaria a custear uma futura cidade em Marte.

A SpaceX quer criar um "sistema global de comunicações" que Musk comparou a "recriar a internet no espaço". Seria mais rápida que as conexões tradicionais de internet", disse ele.

(Por Eric Walsh e David Shepardson, reportagem adicional de Munsif Vengattil e Ankit Ajmera em Bangalore)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7757)) REUTERS ID

(Por Iuri Dantas)

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia