ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Aumento da demanda impulsiona expansão da indústria do Brasil em março, mostra PMI

02/04/2018 10h02

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O crescimento da atividade industrial no Brasil ganhou força em março diante do fortalecimento da demanda, com aumento de contratações e otimismo elevado, apontou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O IHS Markit informou que em março o PMI da indústria brasileira subiu a 53,4 de 53,2 no mês anterior, segundo nível mais alto em mais de sete anos e acima da marca de 50 que indica expansão.

Com isso, IHS Markit destacou que o indicador encerrou o primeiro trimestre com o maior ganho trimestral desde os três primeiros meses de 2011, a uma média de 52,6.

O resultado de março se deveu principalmente ao segundo aumento mais rápido dos pedidos desde janeiro de 2013, com vendas tanto no mercado interno quanto no externo --o aumento no volume de pedidos para exportação foi pequeno, mas ainda assim o primeiro em três meses.

Buscando aumentar a capacidade operacional, os fabricantes do país contrataram funcionários no mês, com a taxa de criação de vagas mostrando apenas ligeira diminuição sobre o recorde de alta de sete anos visto em fevereiro.

As empresas aumentaram ainda os níveis de compra no ritmo mais forte em mais de sete anos, mas atrasos na entrega impediram aumento nos estoques, de acordo com a pesquisa.

Preços mais elevados de petróleo, combustíveis e algumas matérias-primas elevaram os custos dos insumos, o que os produtores buscaram repassar aos clientes.

O cenário favorável mantém o otimismo no setor elevado, com as empresas confiantes de que lançamentos de novos produtos, condições econômicas favoráveis, planos de investimentos e projetos em fase de preparação impulsionarão o crescimento da produção nos próximos 12 meses.

Mais Economia