Topo

ANP propõe inclusão de Tartaruga Verde e Pau Brasil em 5ª Rodada do pré-sal

04/04/2018 19h37

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai propor ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a inclusão das áreas de Tartaruga Verde e Pau Brasil na 5ª Rodada do pré-sal, sob regime de partilha, informou a agência reguladora em nota nesta quarta-feira.

Essa rodada adicional de áreas do pré-sal, proposta pelo Ministério de Minas e Energia para este ano, ainda precisa ser aprovada pelo CNPE.

Ambas as áreas (Tartaruga Verde e Pau Brasil) já haviam sido ofertadas em um leilão do pré-sal anteriormente, mas não despertaram interesse de investidores na ocasião.

A ideia, segundo a ANP, é que ambas as áreas sejam ofertadas em conjunto com os dois blocos excluídos da 15ª Rodada sob regime de concessão, da semana passada, e com a área de Saturno, que inicialmente estava prevista para ser ofertada na 4ª Rodada do pré-sal, prevista para 7 de junho.

OFERTA PERMANENTE

A ANP também informou na nota que sua diretoria aprovou o Segundo Ciclo da Oferta Permanente de Áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural.

O processo prevê a oferta contínua de campos devolvidos (ou em processo de devolução), de blocos exploratórios ofertados em rodadas anteriores e não arrematados e também dos blocos devolvidos à Agência.

Foram selecionados 1.054 blocos de 20 bacias sedimentares terrestres e marítimas, de nova fronteira e maduras. As áreas selecionadas serão divulgados no site das rodadas de licitações até 30 de abril de 2018, quando os agentes econômicos poderão obter informações mais detalhadas.

(Por Marta Nogueira)

Mais Economia