Bolsas

Câmbio

CORREÇÃO-GM deixará de divulgar dados mensais de venda de veículos nos EUA e China

(Retira referência sobre Brasil no título e ao longo do texto publicado na terça-feira)

Por Joseph White

DETROIT (Reuters) - A General Motors disse na terça-feira que vai parar de divulgar mensalmente relatórios de vendas de veículos nos Estados Unidos e China, alegando que o corte de 30 dias não reflete com precisão o mercado e a empresa, e que em vez disso vai emitir relatórios trimestrais de venda.

A empresa fornecerá dados mensais para o Federal Reserve, associações industriais e agências governamentais em todo o mundo, mas esses dados não serão divulgados publicamente.

Outras grandes montadoras indicaram na terça-feira que não vão seguir imediatamente a GM e passar a divulgar os dados trimestralmente.

"Neste momento, estamos mantendo nosso relatório de vendas em uma base mensal", disse o porta-voz da Fiat Chrysler Automobiles NV .

Analistas e investidores confiam nos dados de vendas mensais de veículos dos EUA para acompanhar o desempenho de montadoras individuais, e também usam os dados como um barômetro da saúde do segundo maior mercado de automóveis do mundo e um indicador da confiança do consumidor na economia dos EUA em geral.

Jeff Schuster, executivo sênior da LMC Automotive, disse que a decisão da GM de divulgar menos relatórios de vendas "não é um grande problema".

"Como indústria, nós nos acostumamos com os sons mensais e nos concentramos demais no 'barulho'", disse Schuster. "Talvez devêssemos nos concentrar mais no 'por quê'."

(Por Nick Carey e Paul Lienert em Detroit)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos