ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Fundo constitucional direciona R$1 bi a projetos de energia no Nordeste

04/04/2018 16h33

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal vai direciconar cerca de 1 bilhão de reais em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para financiar investimentos em energia elétrica na região, segundo anúncio realizado nesta quarta-feira em cerimônia com o presidente Michel Temer e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

A maior parte dos recursos vai para projetos de geração renovável, que têm atraído forte interesse de investidores no Brasil.

Um leilão para viabilizar novas usinas nesta quarta-feira registrou os menores preços já vistos no país para empreendimentos eólicos e solares, que venderam a produção futura por valores certa até 70 por cento inferiores aos preços-teto oferecidos na licitação.

Segundo o governo, o FNE direcionará 316,7 milhões de reais para a implementação de uma usina solar em Juazeiro, na Bahia, com capacidade para 120 megawatts. O nome do empreendedor não foi imediatamente revelado.

Já a usina eólica Pedra do Reino, do Grupo Echoenergia, também na Bahia, receberá aporte de 101,4 milhões de reais, enquanto três outros empreendimentos eólicos da empresa no Rio Grande do Norte terão 262,7 milhões de reais.

O FNE ainda vai direcionar 340 milhões de reais para a Enel Distribuição Ceará, empresa do grupo italiano Enel, que utilizará os recursos para reforçar a rede de distribuição de eletricidade no Estado, com aportes em compra de maquinário e em segurança do sistema.

O FNE possui um total de 30 bilhões de reais para apoiar investimentos na região em 2018, afirmou o governo, contra 15,9 bilhões de reais disponibilizados em 2017.

(Por Luciano Costa)

Mais Economia