IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preço horário no mercado de energia tem início de testes adiado para 16 de abril

04/04/2018 16h25

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - Um período de testes para o cálculo horário dos preços spot da eletricidade, antes previsto para iniciar em 2 de abril, foi adiado e agora é esperado para 16 de abril, disse à Reuters a estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que defende como importante a mudança no chamado Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), atualmente divulgado em base semanal.

O governo pretende viabilizar uma definição e divulgação dos PLD em base horária a partir de 2019, mas a fase experimental antes prevista para começar nesta semana deve envolver a publicação de um preço horário apenas para acompanhamento e entendimento pelos agentes do mercado de energia, que assim poderão se preparar para os reflexos que a alteração nas regras trará quando implementada em definitivo.

"Estamos trabalhando para que o início da divulgação do PLD em etapas horárias e demais informações associadas, em caráter de teste, e de forma paralela aos procedimentos oficiais --conhecida como preço horário 'sombra'-- ocorra a partir de 16 de abril", disse em nota à Reuters o presidente da EPE, Luiz Barroso.

Ele explicou que o tema é complexo e tem exigido esforços coordenados de diversas instituições técnicas do setor elétrico envolvidas nas discussões, como a própria EPE, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

"...É um processo complexo, com muitos dados e informações a serem coletadas e divulgadas aos agentes, e ajustes são naturalmente necessários. Por isso precisamos de mais uns dias em relação ao nosso próprio prazo original", adicionou Barroso.

Ele afirmou ainda que o objetivo dos testes será justamente possibilitar o diálogo e a participação dos agentes de mercado no processo antes da efetiva entrada em vigor, o que visa inclusive aperfeiçoar a metodologia durante esse período.