ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Banco estatal italiano vai comprar participação na Telecom Italia para proteger interesse do governo

05/04/2018 10h05

Por Stefano Bernabei

ROMA (Reuters) - O banco estatal italiano CDP deve comprar uma participação de até 5 por cento na Telecom Italia, disseram nesta quinta-feira três fontes próximas ao assunto, em uma ação que visa salvaguardar os interesses de Roma na companhia considerada estratégica.

A decisão surge no momento em que o fundo ativista Elliott, que construiu uma participação potencial de 5,7 por cento no antigo monopólio de telefonia, desafiou a maneira como o maior acionista da Telecom Italia, a francesa Vivendi, administra o grupo.

O CDP, controlado pelo Tesouro da Itália, decidirá em uma reunião de diretoria ainda nesta quinta-feira quanto da Telecom Italia pretende comprar, disse uma das fontes, confirmando reportagens em jornais italianos.

O banco estatal pretende começar a comprar ações imediatamente com o objetivo de participar e votar na próxima assembleia de acionistas da Telecom Italia, marcada para 24 de abril, disse a fonte.

"O objetivo é que o CDP se torne um acionista financeiro estável e de longo prazo ... garantindo a 'italianidade' da empresa", disse a fonte.

Uma participação de 5 por cento na operadora de telefonia italiana valia 575 milhões de euros (705 milhões de dólares) de acordo com o preço de fechamento de quarta-feira.

A CDP atualmente não detém ações da Telecom Italia e planeja comprar as ações no mercado ou em pedidos em bloco, acrescentou a fonte.

Vivendi e Telecom Italia se recusaram a comentar o assunto.

(Por Stephen Jewkes)

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia