ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Mercados asiáticos se recuperam de mínima de 2 meses com alívio de preocupações sobre guerra comercial

05/04/2018 07h35

Por Hideyuki Sano

TÓQUIO (Reuters) - Os mercados acionários asiáticos avançaram nesta quinta-feira após atingirem mínimas de dois meses conforme as ações globais se recuperavam de uma onda de vendas generalizadas provocadas pelas tensões comerciais entre Estados Unidos e China.

Os investidores esperam que uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo possa ser evitada.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,55 por cento às 7:28 (horário de Brasília).

O japonês Nikkei ganhou 1,53 por cento, enquanto os mercados da China, Hong Kong e Taiwan ficaram fechados devido a feriado.

O sentimento melhorou quando os Estados Unidos expressaram disposição para negociar uma solução para a briga comercial depois que as tarifas norte-americanas propostas sobre 50 bilhões de dólares em produtos chineses levaram a uma resposta rápida de Pequim, que retaliaria visando as principais importações dos EUA.

"Acredito que a substância das restrições comerciais e seu impacto real serão muito menores do que as manchetes", disse Jeffery Becker, presidente do conselho e presidente-executivo da Jennison Associates.

"O comércio entre EUA e China cresceu significativamente ao longo da última década e a interdependência econômica é muito profunda, mais profunda do que os números reais do comércio. E ambos os países têm muito a perder ao intensificar uma guerra comercial".

Muitos investidores viram o último plano de tarifas do presidente norte-americano Donald Trump como parte de sua estratégia de negociação, em vez de sua política final.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,53 por cento, a 21.645 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG não teve operações.

. Em XANGAI, o índice SSEC permaneceu fechado.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, não abriu.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,22 por cento, a 2.437 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX não operou.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,97 por cento, a 3.405 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,48 por cento, a 5.788 pontos.

(Por Hideyuki Sano)

Mais Economia