ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Joaquim Barbosa filia-se ao PSB nesta sexta-feira em São Paulo, diz fonte

06/04/2018 12h39

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa filia-se ao PSB nesta sexta-feira, último dia para oficializar sua entrada no partido, cumprindo uma etapa formal para se candidatar à Presidência da República em outubro, informou uma fonte do partido.

Segundo essa fonte, “já está tudo pronto” para a filiação, que deve ocorrer em São Paulo em evento fechado. Barbosa vinha avaliando sua filiação ao partido, que o convidou de olho no potencial eleitoral do ex-ministro.

Pesquisas qualitativas de conhecimento de socialistas apontam que ele pode ser o grande destinatário de votos com a saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da disputa eleitoral.

Segundo dirigentes partidários, há maioria na legenda a favor da candidatura de Barbosa, mas a ideia vinha enfrentando resistências internas, principalmente entre os que desejam disputar governos estaduais e temem que uma campanha presidencial abocanhe muito dos recursos do fundo eleitoral.

A ideia era que a filiação ocorresse em Brasília, mas como boa parte das lideranças do partido estará na capital paulista para a transmissão de cargo do atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para o vice-governador Márcio França, do PSB, isso foi alterado.

Ainda não há um local definido em São Paulo para o ato de filiação, que será fechado e servirá apenas para cumprir uma formalidade, já que o prazo para o candidato estar vinculado a algum partido encerra-se nesta sexta.

Passada essa fase, o partido deve organizar, aí, sim, um ato político para marcar a entrada de Barbosa no PSB.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia