Bolsas

Câmbio

Temores sobre disputa comercial EUA-China se intensificam e Wall Street cai 2%

Por Caroline Valetkevitch

NOVA YORK, 6 Abr (Reuters) - Os principais índices acionários dos Estados Unidos caíram mais de 2% nesta sexta-feira (6), com o Dow caindo mais de 570 pontos, já que a mais recente ameaça dos EUA de impor tarifas sobre importações chinesas colocaram combustível nas preocupações sobre uma guerra comercial entre os EUA e a China.

O índice Dow Jones caiu 2,34%, a 23.933 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 2,19%, a 2.604 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq  recuou 2,28% por cento, a 6.915 pontos.

As ações aumentaram as perdas e atingiram mínimas da sessão à tarde, depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que o banco central norte-americano provavelmente precisará continuar a aumentar as taxas de juro para manter a inflação sob controle e que era muito cedo para saber se o aumento das tensões atingiria a economia dos EUA.

Medos de uma guerra comercial desde que Trump anunciou tarifas sobre as importações de aço e alumínio, mais de um mês atrás, mantiveram os investidores preocupados de que tais medidas protecionistas abalariam o crescimento econômico global.

"É uma reação às preocupações sobre a abordagem da administração para o comércio. O mercado tem vacilado entre considerar apenas como conversa e assumir que poderia ser um problema sério", disse Rick Meckler, presidente da empresa de investimentos LibertyView Capital Management.

Ele e outros disseram que investidores também parecem estar reduzindo o risco antes do fim de semana.

Na véspera, Trump ameaçou impor novas tarifas sobre 100 bilhões de dólares em importações chinesas, enquanto Pequim disse que estava totalmente preparado para responder com um "contra-ataque feroz".

(Reportagem adicional por Sinead Carew e Sruthi Shankar)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos