Bolsas

Câmbio

Sindicato de empregados da LAN, filial da Latam, anuncia greve

SANTIAGO (Reuters) - O Sindicato de Tripulantes de Cabine da LAN Express, da Latam Airlines, confirmou nesta segunda-feira uma greve por tempo indefinido a partir de terça-feira, após fracassar uma mediação do governo para aprovar um novo contrato de trabalho da empresa.

A organização sindical, que inclui quase 1.000 funcionários de companhias aéreas, disse que a medida de força afetará todos os voos no Chile, bem como conexões internacionais da Latam, a maior empresa de transporte aéreo da região.

"Após a última reunião com a empresa, ela não só não entregou nenhuma proposta nova como não esteve disposta a estender a mediação para seguir negociando", disse o sindicato.

A greve começa à 00:00 de terça feira, horário de Brasília.

Em resposta, a empresa cancelou 623 vôos até 16 de abril e afirmou que a greve afetará inicialmente cerca de 90 mil passageiros.

Além disso, destacou que as condições dos tripulantes da unidade "são as melhores da indústria no Chile e suas remunerações superam em 30 por cento a média do setor".

O grupo, com sede em Santiago, possui unidades operacionais na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.

(Por Felipe Iturrieta)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos