ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Liquidação do mercado de energia obtém R$830 mi de R$8,14 bi em cobranças

10/04/2018 13h19

SÃO PAULO (Reuters) - A liquidação das operações do mercado de curto prazo de eletricidade referentes a fevereiro arrecadou 830 milhões de reais, de um total de 8,14 bilhões transacionados, informou nesta terça-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), responsável pelo processamento, que promove pagamentos e recebimentos entre empresas do setor de energia.

Cerca de 75 por cento do valor não pago, ou 6,09 bilhões de reais, deve-se a liminares obtidas por empresas na Justiça para evitar cobranças referentes ao risco hidrológico-- quando operadores de usinas hidrelétricas precisam comprar energia mais cara no mercado para compensar uma menor produção devido a fatores como falta de água nos reservatórios.

Além disso, 1,22 bilhão de reais ficaram em aberto e não foram quitados na liquidação por outros fatores, disse a CCEE, sem detalhar e nem revelar o nome das empresas inadimplentes.

As liquidações da CCEE têm registrado elevados valores em aberto desde meados de 2015, quando começou uma disputa nos tribunais contra as regras do risco hidrológico.

O governo chegou a propor um acordo para encerrar a disputa na época, mas nem todas as empresas aderiram. Agora, uma nova tentativa de solução por meio de um acordo é esperada em meio a uma reforma da regulamentação do setor elétrico em preparação no Ministério de Minas e Energia.

Um projeto de lei sobre a reforma, no entanto, ainda não foi enviado para o Congresso Nacional.

(Por Luciano Costa)

Mais Economia