Bolsas

Câmbio

Safra de laranja 2017/18 de SP e MG cresce 62%, com produtividade recorde

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de laranja 2017/18 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, onde está situada a maior parte da indústria exportadora de suco do Brasil, atingiu 398,35 milhões de caixas de 40,8 kg, a quarta maior da história, informou nesta terça-feira o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus).

O volume colhido representou um aumento de 62 por cento ante a temporada 2016/17, atingida por problemas climáticos, ficando ainda 25 por cento acima da média dos últimos dez anos, afirmou o Fundecitrus em seu balanço final sobre o ciclo.

A produção 9,3 por cento superior à projeção inicial, de maio de 2017, deverá colaborar para uma recuperação das exportações de suco de laranja do Brasil, o maior exportador global.

Conforme o Fundecitrus, a produtividade foi recorde na safra, com 1.033 caixas por hectare, ante 634 caixas no ano anterior, puxada por condições climáticas favoráveis durante a fase de florescimento, a partir de agosto de 2016.

Com efeito, chuvas abundantes em 2017 e início de 2018 em todas as regiões produtoras acarretaram no aumento do peso dos frutos, que atingiu 166 gramas. Melhora nos tratos culturais também responderam pelo bom resultado na temporada.

"Uma boa safra decorre de dois fatores: clima favorável e cuidados adequados com os pomares. Em 2016 e 2017 o clima foi excepcional, além disso os citricultores investiram mais em fertilizantes e defensivos, o que se refletiu na produção deste ano", resumiu o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, em nota.

Segundo o coordenador da pesquisa do Fundecitrus, Vinícius Trombin, "a taxa de queda de frutos ficou 1,19 ponto percentual abaixo da projetada inicialmente para a safra, encerrando-se em 17,31 por cento".

"Mais laranjas foram colhidas em função da maior retenção de frutos nas plantas", comentou Trombin.

(Por Roberto Samora e José Roberto Gomes)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos