Bolsas

Câmbio

Vendas brutas do Carrefour Brasil sobem 6% no 1º tri

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Carrefour Brasil registrou vendas brutas de 12,289 bilhões de reais no primeiro trimestre, alta de 6 por cento em relação a igual período do ano passado, informou nesta terça-feira a rede de supermercados e atacarejo.

No conceito mesmas lojas, as vendas da empresa nos três primeiros meses do ano cresceram 0,4 por cento sem considerar o efeito calendário, enquanto incluindo esse efeito a alta foi de 2,3 por cento.

Considerando apenas a bandeira de atacarejo Atacadão, as vendas brutas somaram 8,37 bilhões de reais, uma alta de 5,7 por cento em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Já no conceito mesmas lojas, as vendas do Atacadão tiveram alta de 0,5 por cento sem o efeito calendário e de 1,4 por cento considerando esse efeito.

Segundo o Carrefour, a deflação de alimentos no período limitou temporariamente o crescimento de vendas do segmento, sendo que o aumento nas vendas mesmas lojas foi amparado em ganhos contínuos nos volumes vendidos.

Já a bandeira de supermercados Carrefour teve expansão de 6,7 por cento nas vendas brutas, para 3,92 bilhões de reais. No conceito mesmas lojas o crescimento foi de 0,1 por cento sem o efeito calendário e de 4,3 por cento considerando esse efeito.

Segundo o Carrefour, as vendas de Páscoa tiveram um bom desempenho este ano, com os hipermercados mostrando alta de 4,1 por cento no volume de vendas em relação à Páscoa 2017, que caiu no segundo trimestre.

A empresa destacou que as vendas de produtos não alimentícios mantiveram um forte desempenho nos três primeiros meses do ano, "com crescimento de dois dígitos", impulsionados por eletrodomésticos.

O comércio eletrônico cresceu 103 por cento no primeiro trimestre, o segmento de maior expansão, e respondeu por 6,3 por cento das vendas, excluindo gasolina. Um ano antes, esse segmento respondeu por pouco mais de 3 por cento.

O Carrefour Brasil fechou o trimestre com 638 lojas, com quatro novas lojas de atacarejo em relação ao final do ano, somando 150 unidades.

O resultado operacional da rede foi divulgado antes dos números do principal rival, o GPA, que deve publicar os dados de vendas do primeiro trimestre na sexta-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos