Bolsas

Câmbio

Volkswagen troca de comando e cria novas divisões

BERLIM (Reuters) - A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira que Herbert Diess, vai assumir a presidência-executiva da montadora no lugar de Matthias Müeller, ampliando os esforços para reduzir o tamanho do grupo e reorganizar a forma como suas 12 marcas são administradas.

O grupo automotivo alemão afirmou que vai criar seis novas divisões e um portfólio especial para a China, seu maior mercado. A companhia também dividiu suas marcas em três grupos novos definidos por valor.

O anúncio foi feito depois que diretores da Volkswagen decidiram afastar Müeller e reformular o grupo formado por marcas de motocicletas, ônibus, caminhões e carros de passageiros.

A Volkswagen substituiu Müeller depois que ele não conseguiu reorganizar o portfólio de marcas do grupo, um pilar importante da "Estratégia 2025" para transformar a companhia em líder em carros limpos após o escândalo de fraude de testes de emissões de poluentes deflagrado em 2015.

A indicação de Diess foi comemorada por analistas da companhia. "Diess é um homem de ação, ele é a escolha mais plausível na Volkswagen para liderar o grupo para a próxima fase de sua transformação", disse Frank Schwope, analista do Nord LB.

(Por Andreas Cremer)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos