Bolsas

Câmbio

S&P melhora perspectiva do rating do Japão para positiva

(Reuters) - A S&P Global Ratings revisou nesta sexta-feira a perspectiva do Japão para "positiva", de "estável", com a economia mais forte do país abrindo caminho para uma melhora fiscal.

A formidável posição externa do Japão, sua economia próspera e fortalecida e o papel do iene como moeda de reserva global compensam as finanças públicas fracas e a demografia adversa, afirmou a agência de classificação de risco em comunicado.

A S&P confirmou o rating de crédito soberano "A+" de longo prazo do Japão.

A perspectiva positiva da classificação de longo prazo reflete as perspectivas de crescimento mais saudáveis ​​do Japão tanto em termos reais quanto nominais, disse a agência.

Um funcionário do Ministério das Finanças do Japão se recusou a comentar sobre a última ação da S&P, mas disse que Tóquio pretende continuar trabalhando para melhorar suas condições fiscais.

"Entendemos que garantir a confiança do mercado nos títulos do governo japonês é uma tarefa importante. Pretendemos continuar trabalhando para a consolidação fiscal, ao mesmo tempo em que fazemos o máximo possível no gerenciamento econômico e fiscal", disse a autoridade à Reuters.

A grande carga da dívida pública do Japão é a pior do mundo, sendo mais que o dobro do tamanho de sua economia.

(Por Subrat Patnaik e Takaya Yamaguchi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos