Cidade natal de Marx vende notas de 0 euro para marcar aniversário de teórico do comunismo
BERLIM, 18 Abr (Reuters) - A cidade alemã de Trier está tendo dificuldades em suprir a demanda por notas de 0 euro, ilustradas com o rosto de seu cidadão mais famoso, téorico do comunismo, Karl Marx, vendidas por 3 euros cada como parte das comemorações dos 200 anos de seu nascimento.
Os trabalhos mais conhecidos e influentes de Marx são "O Manifesto Comunista", escrito junto com Friedrich Engels e publicado em 1848 e sua análise crítica do capitalismo "O Capital", lançado duas décadas depois.
Leia também:
- 4 ideias de Karl Marx que seguem vivas
- Saiba como foi criada a cédula de zero euro
- Times da Copa estampam notas de zero euro
"O souvenir brinca com as críticas de Marx ao capitalismo e, claro, a nota de 0 euro combina perfeitamente com Marx como tema", disse Norbert Kaethler, diretor-geral do Departamento de Turismo de Triers.
Ele observou que Marx não ganhou muito dinheiro com suas teorias e viveu na pobreza por diversos anos de sua vida.
O Departamento de Turismo de Trier disse que já havia vendido 5.000 das notas roxas, que parecem com notas verdadeiras de euro, mas são identificadas como "souvenir", e que está imprimindo mais 20 mil.
Marx, que acreditava que o capitalismo seria suplantado pelo socialismo, passou os primeiros 17 anos de sua vida em Trier. A cidade sente orgulho de um de seus moradores mais famosos, embora alguns alemães responsabilizem suas ideias pela ascensão de ditadores comunistas na Rússia, China e em Cuba e pela divisão de seu país durante a Guerra Fria.
A cidade está aproveitando ao máximo o aniversário de 200 anos de seu nascimento que acontecerá no dia 5 de maio. Outros itens comemorativos incluem um pato de borracha barbado com uma cópia de "O Capital" debaixo de uma asa, representando Marx.
(Reportagem de Madeline Chambers)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.