Bolsas

Câmbio

S&P recua com fracos resultados corporativos ofuscando dados econômicos fortes

Por April Joyner

NOVA YORK (Reuters) - O S&P 500 encerrou em queda nesta quinta-feira (3) após uma sessão volátil, uma vez que resultados decepcionantes de diversas empresas ofuscaram fortes dados econômicos.

O índice Dow Jones subiu 0,02%, a 23.930 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,22%, a 2.630 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,18%, a 7.088 pontos.

Uma queda acentuada após a abertura havia levado o S&P 500 e o Dow Jones abaixo de suas médias móveis de 200 dias, um indicador técnico de momentum de longo prazo. Mas ambos os índices devolveram perdas e subiram acima desses níveis, com o Dow avançando levemente até o fechamento do mercado.

As ações da seguradora American International Group Inc e da distribuidora de medicamentos Cardinal Health Inc despencaram após as companhias divulgarem seus resultados trimestrais. A AIG, que recuou 5,3%, e a Cardinal Health, que perdeu 21,4%, estavam entre as maiores perdas do S&P 500.

Apesar de uma temporada forte de resultados no geral, investidores aproveitaram as dicas de que os lucros das empresas podem ter atingido o pico.

"As boas notícias agora são más notícias", disse Peter Kenny, estrategista sênior de mercado do Global Markets Advisory Group. "Não há realmente nada para segurar os preços das ações, dado esse cenário".

Dados econômicos dos EUA forneceram uma perspectiva mais otimista. O número de norte-americanos recebendo auxílio desemprego caiu para o menor nível desde 1973, e o déficit comercial dos EUA diminuiu pela primeira vez em sete meses. Encomendas de fábricas para março também subiram.

Ainda assim, alguns investidores manifestaram preocupação de que o crescimento econômico moderou e que as futuras altas na taxa de juros pelo Federal Reserve poderiam desacelerar o crescimento. Na quarta-feira, o Fed deixou as taxas inalteradas, mas disse que a inflação se aproximou mais de sua meta de 2%.

"Isso está impedindo o mercado de responder mais positivamente aos dados corporativos que estamos vendo", disse Anwiti Bahuguna, gestor sênior de portfólios da Columbia Threadneedle Investments.

(Reportagem adicional de Sruthi Shankar e Sinéad Carew)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos