Bolsas

Câmbio

Fed terá comunicação clara para evitar distúrbios no mercado, diz Powell

ZURIQUE (Reuters) - As altas de juros pelo Federal Reserve podem não apresentar um grande risco para os mercados financeiros globais e economias de mercados emergentes como muitos acreditam, afirmou nesta terça-feira o chairman do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell.

Ainda assim, Powell, afirmou que o sentimento de risco global exige atenção conforme o Fed conduz seus aumentos graduais já bem telegrafados da taxa de juros.

"Eu não descarto os riscos potenciais que surgem da normalização da política monetária global", disse ele em declarações preparadas para uma conferência patrocinada pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Nacional Suíço.

Embora as decisões sobre a taxa de juros do Fed tenham tido apenas impacto limitado sobre os fluxos de capital em mercados emergentes nos últimos anos, disse ele, alguns investidores e instituições podem estar despreparados para o aperto de política monetária por vir.

Para promover a estabilidade financeira e o crescimento globais conforme o Fed eleva os juros, o banco central norte-americano continuará ajudando a construir a resiliência no sistema financeiro e "comunicará nossa estratégia de política monetária da forma mais clara e transparente possível para ajudar a alinhar as expectativas e evitar distúrbios no mercado", disse ele.

(Reportagem de Ann Saphir)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos