Multiplus aumenta base de clientes no 1º tri, mas lucro cai 27%
Por Aluisio Alves
SÃO PAULO (Reuters) - A Multiplus
O lucro líquido da gestora de programa de fidelidade de clientes da companhia aérea Latam
No período, os pontos emitidos atingiram o recorde de 26,5 bilhões, avanço de 7,8 por cento em 12 meses. O resgate de pontos subiu 15,9 por cento, a 22,4 bilhões, também foi recorde. No fim de março, a base de participantes atingiu 19,9 milhões de pessoas, aumento anual de 16,3 por cento.
No entanto, o volume financeiro de pontos emitidos foi de 640,7 milhões de reais, queda de 3,4 por cento ano a ano. E a receita líquida teve retração de 16,3 por cento, 172,1 milhões.
Segundo o presidente-executivo da Multiplus, Roberto Medeiros, a queda no resultado refletiu em parte os efeitos da valorização do dólar frente ao real.
"Com o dólar mais alto, muitos clientes preferiram usar pontos para pagar passagens e reservas de hotel, em vez de dinheiro, e isso afetou nosso resultado", disse Medeiros à Reuters.
Na véspera, a rival Smiles
No caso da Multiplus, a receita financeira desabou 41,9 por cento no primeiro trimestre, para 25,2 milhões de reais.
Por outro lado, assim como aconteceu com a Smiles, a taxa de breakage, que mede quanto dos pontos acumulados venceram sem terem sido resgatados pelos clientes, subiu de 16,8 para 17,6 por cento. Na prática, o breakage representa um ganho fácil para a empresa de programa de fidelidade.
Segundo Medeiros, a conjuntura de juros mais baixos e dólar apreciado pode continuar a influenciar os resultados da Multiplus nos próximos trimestres.
Em contrapartida, a empresa deve ter resultados operacionais crescentes, uma vez que os frutos de parcerias internacionais passem a ampliar a base de clientes.
A Multiplus fechou em setembro acordo com a Latam por meio do qual passou a ser o programa exclusivo de milhagem da companhia aérea para América do Norte e Europa.
Além disso, a Multiplus fechou acordo para um cartão de crédito co-branded com o US Bank, nos Estados Unidos. Com isso, a empresa terá um acréscimo de 1 milhão de participantes à base de clientes.
"Esse aumento deve começar a surtir efeito a partir dos resultados do terceiro trimestre", disse Medeiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.