IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Multiplus aumenta base de clientes no 1º tri, mas lucro cai 27%

08/05/2018 18h21

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Multiplus viu seu lucro cair no primeiro trimestre, sob os efeitos conjuntos da queda do juro e da alta do dólar, embora a base de clientes tenha crescido, assim como o volume de acúmulo e de resgate pontos.

O lucro líquido da gestora de programa de fidelidade de clientes da companhia aérea Latam , de 98,2 milhões de reais de janeiro a março, foi 27 por cento menor do que um ano antes.

No período, os pontos emitidos atingiram o recorde de 26,5 bilhões, avanço de 7,8 por cento em 12 meses. O resgate de pontos subiu 15,9 por cento, a 22,4 bilhões, também foi recorde. No fim de março, a base de participantes atingiu 19,9 milhões de pessoas, aumento anual de 16,3 por cento.

No entanto, o volume financeiro de pontos emitidos foi de 640,7 milhões de reais, queda de 3,4 por cento ano a ano. E a receita líquida teve retração de 16,3 por cento, 172,1 milhões.

Segundo o presidente-executivo da Multiplus, Roberto Medeiros, a queda no resultado refletiu em parte os efeitos da valorização do dólar frente ao real.

"Com o dólar mais alto, muitos clientes preferiram usar pontos para pagar passagens e reservas de hotel, em vez de dinheiro, e isso afetou nosso resultado", disse Medeiros à Reuters.

Na véspera, a rival Smiles divulgou que também teve queda da receita e do lucro no primeiro trimestre no comparativo anual. A piora refletiu entre outros itens o recuo na receita financeira, resultado da queda da Selic.

No caso da Multiplus, a receita financeira desabou 41,9 por cento no primeiro trimestre, para 25,2 milhões de reais.

Por outro lado, assim como aconteceu com a Smiles, a taxa de breakage, que mede quanto dos pontos acumulados venceram sem terem sido resgatados pelos clientes, subiu de 16,8 para 17,6 por cento. Na prática, o breakage representa um ganho fácil para a empresa de programa de fidelidade.

Segundo Medeiros, a conjuntura de juros mais baixos e dólar apreciado pode continuar a influenciar os resultados da Multiplus nos próximos trimestres.

Em contrapartida, a empresa deve ter resultados operacionais crescentes, uma vez que os frutos de parcerias internacionais passem a ampliar a base de clientes.

A Multiplus fechou em setembro acordo com a Latam por meio do qual passou a ser o programa exclusivo de milhagem da companhia aérea para América do Norte e Europa.

Além disso, a Multiplus fechou acordo para um cartão de crédito co-branded com o US Bank, nos Estados Unidos. Com isso, a empresa terá um acréscimo de 1 milhão de participantes à base de clientes.

"Esse aumento deve começar a surtir efeito a partir dos resultados do terceiro trimestre", disse Medeiros.