ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Renova Energia é alvo de investigação policial em Minas Gerais, diz Cemig

09/05/2018 18h41

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de geração Renova Energia, da mineira Cemig e de sua controlada Light, é alvo de uma investigação da Polícia Civil de Minas Gerais, informou a Cemig nesta quarta-feira em informações publicadas no formulário 20-F, documento exigido pelo regulador do mercado dos Estados Unidos, onde a companhia tem recibos de ações (ADRs) em negociação.

"Em 19 de janeiro de 2018, a Renova... respondeu a um comunicado formal da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais recebido em novembro de 2017, relacionado a uma investigação sendo executada por essa força policial sobre certos aportes de capital feitos por acionistas controladores da Renova, e injeções de capital feitas em certos projetos em desenvolvimento em anos anteriores", afirmou a elétrica.

A Cemig disse que, em decorrência disso, os órgãos de governança da Renova exigiram a abertura de uma investigação interna sobre o assunto, que está sendo conduzida por uma companhia independente.

"O trabalho de investigação interna está em andamento, e não é possível no presente momento medir quaisquer efeitos dessa investigação, nem quaisquer impactos sobre os resultados financeiros da Renova, ou da companhia, ou de sua subsidiária Cemig GT para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2017", afirmou a Cemig no documento aos reguladores dos EUA.

A companhia disse ainda que não foi notificada e nem tem conhecimento de qualquer investigação em andamento pela SEC, o regulador do mercado norte-americano, e nem pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) envolvendo a Cemig.

"Também, nós não podemos garantir que a holding Cemig ou companhias do grupo Cemig não se tornarão alvo de ações judiciais, criminais ou civis, baseadas nessa ou novas investigações anticorrupção, no âmbito da legislação específica dos EUA ou do Brasil, se quaisquer atos ilegais adicionais vierem à luz", adicionou a companhia.

As informações sobre a investigação constam de seção do 20-F em que a Cemig alerta sobre riscos à companhia, incluindo por investigações anticorrupção.

A Renova Energia é uma empresa de energia limpa que possui pequenas hidrelétricas em operação e um complexo de geração eólica em construção, o Alto Sertão III, que está em processo de venda para a canadense Brookfield.

Procurada, a Cemig não respondeu de imediato a um pedido de comentário. A Renova também não tinha um porta-voz para comentar de imediato. Não foi possível contatar representantes da Polícia Civil de Minas Gerais de imediato.

(Por Luciano Costa)

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia