Bolsas

Câmbio

Governador do Rio vê melhora na situação fiscal do Estado com alta do petróleo

Por Rodrivo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), estima que a situação fiscal do Estado pode melhorar expressivamente com a elevação do dólar e do barril do petróleo, avaliando que o déficit orçamentário pode baixar de 10 bilhões de reais para cerca de 8 bilhões de reais este ano.

Pezão frisou que enquanto muitos temem a alta do dólar e do petróleo, que pode impactar preços de combustíveis, inflação e juros, o Rio de Janeiro acompanha de perto o cenário e já começou a refazer as suas contas, uma vez que o Estado obtém fortes arrecadações do setor de petróleo e gás.

Nesta quinta-feira, o barril de petróleo Brent atingiu uma máxima de três anos e meio, perto de 80 dólares, diante de temores sobre menor oferta do Irã pelas sanções dos EUA. Já o dólar encostou nesta semana em 3,60 reais, o maior valor em dois anos --desde fevereiro, a moeda norte-americana já subiu mais de 11 por cento.

"Com este cenário, estamos refazendo as contas, com os números de agora de ficar (o déficit) em 8 bilhões de reais ou um pouco menos. Se estacionar na casa dos 75 dólares o barril e o dólar na casa de 3,50, a situação melhora bem agora e para o meu sucessor", disse o governador à Reuters, após participar de fórum promovido pelo Instituto de Altos Estudos.

O Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do Brasil e boa parte de sua receita vem do setor de óleo e gás, por meio principalmente da arrecadação com royalties e participação especial.

As projeções do Estado para o cálculo do déficit deste ano se basearam em um dólar na casa de 3,20 reais e um barril num patamar de 65 dólares.

A comissão de orçamento da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro emitiu um parecer esta semana estimando um déficit orçamentário de 5 bilhões de reais em 2019.

"Se continuar assim, cai também em 2019, podendo ficar mais perto de zero", completou Pezão.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos