Bolsas

Câmbio

IBGE inclui mais 3 capitais do Norte e Nordeste no cálculo do IPCA

Do Rio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passará a incluir, a partir de maio, mais 3 capitais situadas nas regiões Norte e Nordeste na elaboração do IPCA, elevando para 16 o número de locais pesquisados para o cálculo do indicador que baliza a inflação oficial do país.

A mudança não deve trazer grandes alterações no índice, segundo o IBGE. A divulgação de maio do IPCA passará a incorporar as cidades de Rio Branco (AC), São Luís (MA) e Aracaju (SE), que se juntam a Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Goiânia (GO).

Leia também:

"O objetivo é se chegar a uma cobertura nacional, com todas as capitais, mas não tem data para concluir esse projeto", disse o gerente da coordenação de preços do IBGE, Fernando Gonçalves.

Outra novidade é que o IPCA-15 e o IPCA de maio vão incorporar também nova metodologia para empregados domésticos e pequenos reparos residenciais.

O IBGE está em campo com uma nova Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e os resultados atualizados dos hábitos de consumo dos brasileiros só devem ser divulgados a partir de 2019. O IPCA atual ainda usa como base a POF de 2008/2009.

Por que a inflação no nosso bolso parece maior do que a inflação oficial?

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos