Bolsas

Câmbio

Negociação de ações da EDP é suspensa em Portugal após notícia sobre oferta da CTG

LISBOA (Reuters) - A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), reguladora do mercado em Portugal, suspendeu a negociação de ações da elétrica Energias de Portugal (EDP) e da EDP Renováveis após um jornal local publicar que um consórcio chinês com a China Three Gorges (CTG) prepara uma oferta pública de aquisição (OPA) pela companhia.

De acordo com o "Expresso", um grupo chinês que incluiria a CTG, que já é o maior acionista da EDP, com 28,25 por cento, prepara uma oferta pela empresa, e o governo português não deve criar entraves políticos à operação.

"A CMVM suspendeu a negociação das ações da EDP e da EDP Renováveis até que seja divulgado pela EDP qualquer informação relevante", disse uma fonte oficial da CMVM, sem fazer referência à notícia sobre o interesse dos chineses.

A suspensão das negociações das ações, no entanto, aconteceu após o fechamento do mercado. Os papéis da EDP fecharam em alta de 0,75 por cento, para 3,11 euros, enquanto as da EDP R avançaram 0,58 por cento, para 7,845 euros.

Segundo o jornal Expresso, o governo português poderá apoiar a operação.

A publicação disse, porém, que "não é claro, para já, qual o sentido da recomendação que o Conselho de Administração da EDP dará aos acionistas, dado que, aparentemente, se trata de uma oferta não solicitada".

A EDP possui atuação internacional, incluindo no Brasil, onde controla da EDP Brasil, com ativos em geração, distribuição e comercialização de eletricidade.

As ações da EDP Brasil passaram a subir após a notícia, e operavam em alta de 4,8 por cento por volta das 14:22, contra queda de 0,5 por cento do Ibovespa e de 1,2 por cento no Índice de Energia Elétrica (IEE) da bolsa.

(Por Sérgio Gonçalves)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos