Bolsas

Câmbio

Lucro da CSN salta para R$1,5 bi no 1º tri, com ajuste contábil de ações da Usiminas

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que teve lucro líquido de 1,486 bilhão de reais no primeiro trimestre, um salto ante o lucro de 118 milhões de reais um ano antes, amparado na atualização do valor justo das ações da Usiminas que passaram a ser registradas no resultado.

O resultado operacional da companhia medido pelo Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado somou 1,242 bilhão de reais de janeiro a março, recuo de 7 por cento ante um ano antes.

A receita líquida somou 5,07 bilhões de reais de janeiro a março, incremento de 15 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, informou a CSN nesta segunda-feira.

A divisão de siderurgia respondeu por 67,5 por cento da receita líquida do período, somando 3,674 bilhões de reais, alta de 20 por cento ante um ano antes devido, principalmente, ao aumento de volume comercializado no mercado interno e ao maior preço médio do aço comercializado no Brasil e no exterior.

Já a área de mineração representou 21,2 por cento do total da receita líquida, com 1,152 bilhão de reais, pouco abaixo do de igual período do ano anterior, de 1,174 bilhão de reais.

No primeiro trimestre, a dívida líquida ajustada da empresa era 4 por cento maior do que 12 meses antes, de 26,5 bilhões de reais. A alavancagem medida pela relação entre dívida líquida ajustada e Ebitda ajustado subiu para 5,82 vezes, ante 5,45 vezes um ano antes.

Segundo a empresa, o aumento na alavancagem reflete a valorização cambial que influencia a dívida denominada em dólar e a parcela relativa aos acionistas minoritários de dividendos relativos ao período de 2015 e 2016 da antiga subsidiária Nacional Minérios (incorporada pela CSN Mineração), pagos durante os três primeiros meses do ano.

VENDA

Pouco antes de divulgar o balanço, a CSN anunciou que seu conselho de administração aprovou a venda da participação na Companhia Siderúrgica Nacional LLC, nos EUA, para a Steel Dynamics (SDI), por cerca de 400 milhões de dólares.

Segundo a CSN, a transação pode resultar na redução de seu endividamento líquido em cerca de 1,8 bilhão de reais.

(Por Flavia Bohone)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos