IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Engie confirma estar em tratativas com Petrobras sobre compra da TAG

15/05/2018 11h07

PARIS (Reuters) - O grupo francês de energia e gás Engie informou que está negociando com a Petrobras a compra da rede de gasodutos da petroleira, a Transportadora Associada de Gás (TAG).

Confirmando uma reportagem da Reuters, a presidente-executiva da Engie, Isabelle Kocher, disse em conferência com analistas que a companhia --que tem grandes investimentos no setor de energia elétrica do Brasil-- quer diversificar suas atividades brasileiras e fez uma oferta pela unidade da estatal.

"Aparentemente, apresentamos a melhor oferta na fase vinculante e atualmente estamos negociando os termos e condições de uma transação em potencial", disse Isabelle.

A TAG, parte importante do programa de desinvestimentos da estatal, possui cerca de 4.500 quilômetros de gasodutos no Nordeste do Brasil.

A Petrobras recebeu ofertas de cerca de 8 bilhões de dólares pelo ativo, segundo fontes disseram à Reuters.

A executiva da Engie acrescentou que as negociações não são baseadas em exclusividade ainda e devem continuar nos próximos meses.

Se a Engie vencer a competição, ela fará a aquisição com parceiros, disse a CEO.

A Engie também está começando a desenvolver uma atividade de serviços de energia no país.

Fontes disseram à Reuters no início deste mês que, para cumprir as regras estabelecidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a Petrobras convidará em junho os outros dois grupos que apresentaram propostas --liderados pelo australiano Macquarie e pelo Mubadala Development, dos Emirados Árabes Unidos-- a oferecer novos lances, com base no contrato negociado com a Engie.

(Por Geert De Clercq)