Bolsas

Câmbio

Julgamento de primeira ação da Lava Jato no STF será retomado na próxima semana

(Reuters) - O julgamento da primeira ação penal da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), em que o deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi suspenso nesta terça-feira e será retomado na próxima semana, informou a corte.

Os ministros da Segunda Turma do Supremo retomarão a análise do caso na terça da próxima semana, quando terminarão de analisar as preliminares sobre cerceamento de defesa apresentadas pelos advogados do parlamentar.

Nesta terça, os ministros Edson Fachin, relator do caso, e Celso de Mello, revisor da ação, rejeitaram as preliminares apresentadas pela defesa de Meurer. As preliminares serão analisadas ainda pelos ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Concluída a análise das preliminares, será analisado o mérito da ação. Os filhos de Meurer, Nelson e Cristiano, também são réus na ação.

Detentor de foro privilegiado, Meurer é o primeiro parlamentar federal a ser julgado pelo STF no âmbito da operação Lava Jato, que em março completou 4 anos com dezenas de condenações na Justiça Federal de primeira instância.

O deputado foi acusado de receber vantagens indevidas como parte do esquema criminoso que atingiu a Petrobras

A denúncia criminal, encaminhada ao STF em 2015, narra terem sido feitos 161 repasses de dinheiro ao PP entre 2006 e 2014, repassados a Meurer e a outras lideranças partidárias.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos