Bolsas

Câmbio

Arábia Saudita garante oferta de petróleo após preços superarem US$80/barril

Por Nidhi Verma e Rania El Gamal

RIAD (Reuters) - A Arábia Saudita disse nesta sexta-feira que está consultando outros produtores de petróleo dentro e fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para garantir que o mundo tenha oferta adequada para suportar o crescimento econômico depois que os preços da commodity atingiram 80 dólares por barril pela primeira vez desde 2014.

O ministro de energia mais influente da Opep, Khalid al-Falih, disse em mensagem no Twitter que convocou seus pares nos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Rússia, além da grande consumidora de petróleo Coreia do Sul, a "coordenar ações globais para aliviar a ansiedade do mercado global".

Falih também disse que assegurou ao diretor-executivo da Agência Internacional de Energia o "compromisso com a estabilidade dos mercados de petróleo e a economia global" e que entraria em contato com outros nos próximos dias.

Na quinta-feira, Falih telefonou para o ministro do Petróleo indiano Dharmendra Pradhan para garantir que o apoio ao crescimento econômico global era "um dos principais objetivos do reino", disse o governo saudita em comunicado após a Índia ter expressado frustração com o recente aumento nos preços do petróleo.

Os preços do petróleo mantinham-se firmes nesta sexta-feira, com a cotação do Brent acima de 79 dólares por barril, depois que a referência internacional superou os 80 dólares pela primeira vez desde novembro de 2014 no dia anterior.

O Ministério da Energia da Arábia Saudita já havia dito na quinta-feira que o reino e outros produtores garantirão a disponibilidade de suprimentos adequados para compensar eventuais problemas de oferta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos