IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC decreta liquidação extrajudicial da corretora Gradual por "graves violações às normas legais"

22/05/2018 07h13

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central anunciou nesta terça-feira a liquidação extrajudicial da Gradual Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários por "graves violações às normas legais e regulamentares".

Além das violações das normas, o BC disse em nota que o "comprometimento de sua situação econômico-financeira, bem como a existência de prejuízos que sujeitam a risco anormal seus credores, foram as razões que levaram à liquidação da empresa".

A Gradual Corretora, que não tem vínculo com qualquer conglomerado bancário, tem baixa relevância no sistema financeiro nacional, segundo o BC, com 0,003 por cento do ativo total e 0,007 por cento dos recursos administrados de terceiros. A corretora foi responsável por 0,04 por cento do movimento total de câmbio realizado no quatro trimestre do ano passado.

"O Banco Central está adotando as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades pelos fatos que resultaram na liquidação. Nos termos da lei, os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição ficam indisponíveis", disse o BC em nota.

Contactada por email, a Gradual não retornou imediatamente os pedidos por comentários.

(Por Raquel Stenzel, reportagem adicional de Paula Arend Laier)