Topo

Brasil tem superávit de US$620 mi na conta corrente em abril, abaixo do esperado

24/05/2018 11h26

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou superávit em transações correntes de 620 milhões de dólares em abril, no azul pelo terceiro mês consecutivo, mas abaixo do esperado e mais uma vez beneficiado pelo desempenho da balança comercial.

O dado veio abaixo da expectativa de superávit de 1,1 bilhão de dólares apontada em pesquisa Reuters com analistas, e também mais fraco que o superávit de 1,149 bilhão de dólares no mesmo mês do ano passado.

Já os investimentos diretos no país (IDP) somaram 2,6 bilhões de dólares em abril, informou ainda o Banco Central nesta quinta-feira, pior que projeção de analistas de 3,0 bilhões de dólares.

Nos quatro primeiros meses do ano, o déficit nas transações correntes é de 2,604 bilhões de dólares, sobre 3,495 bilhões de dólares em igual etapa de 2017.

Para o ano, o BC prevê que o déficit nas transações correntes será de 23,3 bilhões de dólares, bem maior que o rombo de 9,762 bilhões de dólares no ano passado, principalmente por superávit mais fraco esperado para a balança comercial.

Isso porque com maior fôlego na economia, a projeção é que as importações cresçam no país em ritmo mais forte que as exportações.

Isso voltou a acontecer em abril, com a balança comercial fechando o mês positiva em 5,493 bilhões de dólares, sobre o saldo positivo de 6,742 bilhões de dólares sobre o mesmo mês do ano passado.

Ao mesmo tempo, os gastos líquido de brasileiros no exterior chegou a 1,040 bilhão de dólares.

Mesmo com a piora em relação ao ano passado, o déficit em transações correntes segue baixo em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), tendo chegado a 0,43 por cento nos 12 meses até abril. O IDP, na mesma base de comparação, foi a 3,03 por cento do PIB.

O governo tem argumentado que a posição é confortável e deixa o país mais preparado para lidar com a volatilidade externa e a alta do dólar frente ao real, movimento que tem sido impulsionado nas últimas semanas pela expectativa de aperto mais intenso nos juros dos Estados Unidos.

(Por Patrícia Duarte)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil tem superávit de US$620 mi na conta corrente em abril, abaixo do esperado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia