IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento das vendas online da Best Buy desacelera, ofuscando resultado trimestral forte

24/05/2018 12h31

Por Nandita Bose

NOVA YORK (Reuters) - A Best Buy, a maior varejista de produtos eletrônicos de consumo dos Estados Unidos, registrou uma desaceleração nas vendas online durante o seu primeiro trimestre fiscal, levando a uma forte queda de suas ações, com os investidores alheios ao lucro e vendas fortes no período.

O crescimento das vendas comparáveis ​​online domésticas desacelerou para 12 por cento, ante crescimento de 22,5 por cento no primeiro trimestre do ano passado.

A vice-presidente financeira da Best Buy, Corie Barry, disse em uma teleconferência com investidores que as vendas online do primeiro trimestre do ano passado se beneficiaram de lançamentos de produtos como o Nintendo Switch e o Samsung S8 e que a empresa ganhou participação no mercado online neste trimestre.

As ações da Best Buy caíam cerca de 8 por cento nesta tarde, a 69,87 dólares, depois de acumularem alta de quase 11 por cento desde o início do ano.

"O crescimento das vendas online desacelerou significativamente ... e a empresa deve investir para apoiar seu crescimento melhorando a experiência online", disse Jason Benowitz, analista e gerente de portfólio sênior do The Roosevelt Investment Group.

A Best Buy também não revisou sua perspectiva financeira para o ano todo, o que pode também ter levado o mercado acionário a assumir uma desaceleração bastante acentuada no crescimento, disse Benowitz.

A companhia reiterou sua perspectiva fiscal feita em março.

O presidente-executivo da Best Buy, Hubert Joly, disse que não há nada a ser lido no fato da empresa não ter atualizado suas perspectivas financeiras para o ano todo, já que a faixa das previsões para este ano é bem ampla.

"Nós sentimos que há muito do ano ainda à nossa frente", disse ele. "Estamos tendendo para o topo da nossa faixa de receita."

O crescimento geral das vendas foi impulsionado pela forte demanda dos consumidores e maior inovação dos produtos. A demanda por telefones celulares, computadores, tablets e produtos domésticos inteligentes gerou um crescimento de vendas comparáveis para o varejista.

As vendas pelo conceito mesmas lojas subiram 7,1 por cento no primeiro trimestre encerrado em 5 de maio, superando com folga a expectativa média dos analistas para um aumento de 2,9 por cento, segundo a Consensus Metrix. O crescimento, o maior da varejista desde o ano fiscal de 2005, foi beneficiado por uma base de comparação mais fraca no ano passado.

Apesar da desaceleração nas vendas online durante este trimestre, a recuperação da empresa tem sido forte. A Best Buy tem resistido melhor à invasão da Amazon.com melhor do que a maioria dos varejistas.

A Best Buy tem cerca de 15 por cento do mercado de eletrônicos de consumo dos EUA.

O lucro líquido subiu para 208 milhões de dólares, ou 0,72 dólar por ação no trimestre, ante 188 milhões de dólares, ou 0,60 dólar por ação um ano antes. A receita da empresa subiu para 9,10 bilhões de dólares , superando as estimativas de 8,74 bilhões de dólares.