IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Odebrecht faz acordo com Itaú e Bradesco para empréstimo de R$2,6 bi e pagar bônus vencidos

25/05/2018 13h41

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo Odebrecht anunciou nesta sexta-feira acordo para receber empréstimo de 2,6 bilhões de reais junto aos maiores bancos do país e usar parte dos recursos para pagar bônus vencidos de sua construtora, perto do fim do prazo para empresa ser declarada como inadimplente.

A companhia firmou o empréstimo junto aos bancos Itaú Unibanco e Bradesco, em um acerto que envolveu ainda garantias detidas por Banco do Brasil, Santander Brasil e BNDES, na forma de ações da petroquímica Braskem, em financiamentos anteriores concedidos por estas instituições.

Dos recursos do financiamento, 1,7 bilhão serão concedidos "imediatamente" e a empresa vai usar o crédito para pagar bônus internacionais emitidos pela Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), cujo prazo de cura de 30 dias para quitação vencia nesta sexta-feira.

A OEC deixou de cumprir com pagamento de bônus de 500 milhões de reais em 25 de abril e estava em período de carência desde então. Se a empresa não pagasse a dívida nesta sexta-feira, credores poderiam decretar vencimento antecipado de outros títulos.

A Reuters havia publicado anteriormente, citando fontes, que a Odebrecht tinha conseguido o acordo com os bancos, garantindo mais um ano para pagar outros empréstimos. Embora apenas o Itaú e o Bradesco tenham feito o novo empréstimo, todos os bancos tiveram que concordar que a Odebrecht assumisse mais dívidas e fizesse mudanças nas garantias.

Segundo as fontes, a participação de 38,3 por cento da Odebrecht na Braskem servirá como garantia colateral para mais de 10 bilhões de reais em empréstimos, incluindo o novo desembolso.

"A conclusão da negociação com os bancos traz mais segurança à Odebrecht para honrar seus compromissos financeiros, inclusive os decorrentes dos acordos assinados com as autoridades no âmbito do seu acordo de leniência", disse o grupo em comunicado.

(Por Alberto Alerigi Jr.)