IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras diz a empregados que greve não ajudaria país e seria um retrocesso

28/05/2018 11h50

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A diretoria da Petrobras enviou nesta segunda-feira uma carta à força de trabalho da companhia na qual pede uma reflexão sobre uma greve programada pelos petroleiros e defende que a paralisação prevista para esta semana não seria positiva nem para a empresa e nem para o país.

"Como a Petrobras e a sua força de trabalho podem melhor ajudar o Brasil neste momento? Não acreditamos que seja com paralisações e com pressões para redução de nossos preços", afirmou a diretoria, segundo documento visto pela Reuters.

"Em nosso entendimento, isso teria justamente o efeito contrário: seria um retrocesso em direção ao aumento do endividamento, prejudicando os consumidores, a própria empresa, e, em última instância, a sociedade", afirmou o texto.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos filiados convocaram a categoria petroleira para uma greve nacional de advertência de 72 horas, segundo nota do site da entidade.

Os trabalhadores ligados à FUP prometem começar o movimento grevista a partir do primeiro minuto de quarta-feira, dia 30. O objetivo da greve seria "baixar os preços do gás de cozinha e dos combustíveis, contra a privatização da empresa e pela saída imediata do presidente (da Petrobras) Pedro Parente".

(Por Rodrigo Viga Gaier)