IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Indústria de café do Brasil perde até R$ 70 mi por dia com protestos, diz Abic

José Roberto Gomes

29/05/2018 13h30

SÃO PAULO (Reuters) - A indústria de café do Brasil, maior produtor e exportador mundial, está perdendo até R$ 70 milhões por dia em decorrência dos protestos de caminhoneiros, disse à Reuters nesta terça-feira (29) um representante do setor, em meio à menor disponibilidade da commodity.

As manifestações estão no nono dia, provocando desabastecimentos de combustíveis, alimentos e outros produtos em grande parte do país. Tais protestos têm impedido, também, o transporte do café em grão até as torrefadoras ou aos portos, bem como o escoamento do produto industrializado.

Leia também:

"O café está passando por um momento muito difícil, pois as empresas em geral nesta semana têm declarado que estão com a produção parada", afirmou o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz.

"O setor industrial compra café todo dia. Existe circulação de matéria-prima todos os dias, mas essa atividade está parada (com os protestos). A consequência para a indústria é falta de matéria-prima e isso vira interrupção de produção."

O mais recente Índice de Oferta de Café para a Indústria (IOCI), divulgado nesta terça-feira pela Abic e referente à semana passada, mostra que a disponibilidade do produto voltou a ficar seletiva, ou seja, não há oferta regular para as empresas.

Em abril, a disponibilidade de café para a indústria foi considerada normal pela primeira vez em mais de um ano.

Conforme Herszkowicz, a situação "inusitada, nunca vista na história do café", agravou-se a partir de quinta-feira, gerando perdas de "60 milhões a 70 milhões de reais por dia" em cafés que deixam de ser exportados ou comercializados no varejo brasileiro.

A Abic conta em seu quadro com cerca de 1.300 indústrias de café no Brasil.

Os protestos dos caminhoneiros ocorrem às vésperas do início de uma safra que promete ser recorde no Brasil. Graças à bienalidade positiva do arábica, o país deve produzir cerca de 58 milhões de sacas neste ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Como resultado, a expectativa também é de que o Brasil recupere neste ano suas exportações.

Prejuízo para o agronegócio e desperdício de alimentos

Band News