ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Enel supera Neoenergia e oferece R$7,6 bi por Eletropaulo

30/05/2018 20h40

SÃO PAULO (Reuters) - A Enel apresentou nesta quarta-feira a maior proposta para adquirir a Eletropaulo , superando a rival Neoenergia , da espanhola Iberdrola , em um negócio orçado em cerca de 7,6 bilhões de reais pela compra da maior distribuidora de energia do país em faturamento.

De acordo com comunicados divulgados pelas empresas e pela bolsa B3, a Enel ofereceu 45,22 reais por ação da Eletropaulo, enquanto a Neoenergia se dispôs a pagar 39,53 reais. Antes da disputa, a Enel havia apresentado 32,20 reais e a Neoenegia, 32,10 reais por papel.

Após o anúncio desta quarta-feira, está marcado para a próxima segunda-feira um leilão em que a melhor oferta, ou seja, a da Enel, será levada para decisão dos acionistas da companhia.

O Conselho de Administração da Eletropaulo já recomendou aos acionistas que aceitem a oferta mais elevada, segundo ata de reunião do colegiado divulgada pela empresa. [nL2N1T10EC]

Caso leve de fato a Eletropaulo, a Enel ultrapassará a atual primeira colocada no segmento de distribuição de eletricidade no Brasil, a CPFL , da chinesa State Grid.

DISPUTA ACIRRADA

A disputa pela Eletropaulo, que tem entre os sócios a norte-americana AES e o braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDESPar), começou ainda em março e desembocou em críticas públicas entre Enel e Neoenergia.

A Enel, por exemplo, chegou a comprar anúncios em jornais para questionar um acordo anterior assinado entre a empresa e a Neoenergia, enquanto a Iberdrola entrou com queixas junto à Comissão Europeia por entender que os rivais teriam vantagem na disputa devido à participação do governo italiano na Enel.

A Eletropaulo atende cerca de 18 milhões de consumidores, segundo informações do site da companhia.

(Por José Roberto Gomes)

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia